As
atividades desenvolvidas focaram-se na aprendizagem/conhecimento de
características culturais e civilizacionais dos vários países europeus através
da concretização de trabalhos no âmbito do projeto definido para a Rede
Nacional de Clubes Europeus denominado "A Interculturalidade e a mobilidade na
Europa".
Esses
trabalhos obedeceram aos seguintes temas e concretizaram-se nas seguintes
formas:
1- “Como foi?”: elaboração de dois inquéritos que os alunos apresentaram a uma ex aluna, da escola de Colmeias, que frequentou
o programa Erasmus na Bélgica (no ano
letivo 2014/15), e a um atual aluno
espanhol a frequentar neste ano letivo o programa Erasmus na Universidade de
Coimbra, sobre a experiência vivida nos
respetivos países da UE.
A- (documento
com 5 páginas) B- (documento com 5 páginas)
Como foi?
2- " Que dia
europeu é hoje?”: realização de um calendário europeu onde, para além da data comemorativa
de cada país (dia nacional/outros), estão representados graficamente aspetos
culturais do país estudado.
3- "À
descoberta!”: Preparação e realização de
uma visita de estudo a Madrid
(comunicação/interação num contexto culturalmente diferente). Diário de
bordo/carnet de voyage.
4- "Conhecer, meio caminho andado para
entender”: pesquisa e
elaboração de um cartaz onde estão patentes a diversidade cultural, a igualdade
e o respeito das diferenças.
5- "Jornadear esparzindo culturas e promovendo aproximações no Espaço Europeu”, onde se representou, através de um cartaz, a mobilidade dos cidadãos dentro do espaço europeu e as trocas e partilhas interculturais como forma de enriquecimento pessoal e social.
“
6-" Europa Viajante” :reflexão, através da escrita de um poema ilustrado
sobre o efeito da livre circulação de
pessoas e bens no espaço europeu assim como da receção de outros povos nos
países pertencentes à União Europeia.
Europa viajante
Fotonovela
7-“Sejamos solidários”: produção de um texto que trata os
valores da solidariedade e não discriminação na receção dos imigrantes e
subsequente realização de uma fotonovela (fotografias e tratamento das mesmas
na conceção da fotonovela).
Fotonovela
8-“Na
minha mala…”: realização de um filme (Movie Maker) com fotografias
ilustrando o enriquecimento cultural e as experiências/vivências ganhas através
da “mobilidade”.
9- "Vou cumprimentar! (o primeiro passo para o diálogo):”: pesquisa e elaboração de um PowerPoint sobre as diferentes formas de cumprimentar nos países da UE.
Cumprimentar
Cumprimentar
Sem comentários:
Enviar um comentário